Roteirização

Roteirização Automática: Como funciona e quais seus efeitos

Estamos vivendo um momento de forte concorrência. A formação de preços se transformou uma engenharia reversa aonde o empresário busca o que deve feito para não ficar fora do patamar estabelecido pelo competitivo mercado. O que realmente diferencia uma empresa de outra é a eficiência de sua operação.Tanto no quesito fidelização do cliente quanto na rentabilidade de sua operação.

Neste contexto, a automatização de processos é fundamental. Nas últimas duas décadas o momento de automatizar os processos mais básicos como o envio de pedidos, faturamento e controles financeiros, que exigiam enúmeras pessoas e causavam grande descontrole em operações maiores. Nesta década o que percebemos foi uma automatização da logística de armazenagem, evitando operações manuais gigantescas e forte índice de perda de mercadorias. Agora estamos no momento de automatizar a gestão das entregas, que passou a ser um dos maiores centros de custo das operações. As empresas que ainda formam suas cargas manualmente, através de um colaborador experiênte, já perceberam que existe uma boa margem de otimização e redução de custos nesta etapa do processo. Veja aqui um pouco mais sobre redução de custos.

"a utilização de rotas periódicas como áreas de entrega é um conceito ultrapassado quando podemos utilizar um software que analise automaticamente trajetos distintos para cada carga a ser formada"

Carlos Portela - Veneza Distribuidora

Por não terem tempo suficiente para formar todas as cargas diárias, por não terem "ferramentas" que o auxiliem como a distância entre os clientes, ou até mesmo a localização exata do cliente em um mapa, o colaborador responsável por formar as cargas não chega perto de otimizar a utilização da frota da empresa, realizando agrupamentos mais lógicos possíveis com o intúito de atender todas as entregas e utilizar os veículos em sua plena capacidade.

É exatamente neste ponto que o Fusiontrak trás seu primeiro grande benefício. Nossa solução possui mapas atualizados constantemente pela Google e, processados durante a fase de implantação, a localização exata de cada cliente no mapa. Mas não é só isto. Baseado em diretrizes de roteirização, como

  • Clientes com janela de entrega
  • Clientes especiais
  • Tipos de veículos com suas Capacidades (Peso e Cubagem)
  • Áreas com restrições a tipos de veículos
  • Tempo máximo de execução por área
  • Número máximo de entregas
o Fusiontrak analisa as entregas das áreas selecionadas e, mediante a disponibilidade dos veículos, forma automaticamente as cargas com a divisão das entregas computacionalmente ótima, calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas) que os veículos devem percorrer durante a execução das cargas.

"o Fusiontrak ... forma automaticamente as cargas ... calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas)"

O colaborador que passava horas montando um "quebra cabeças" para encaixar todas as entregas, recebe uma visualização no mapa de todas as cargas formadas em poucos instantes, pondendo realizar ajustes finos e efetivá-las em seu sistema. Desta forma, a frota passa a ser utilizada da melhor forma possível. Em outras palavras, a solução reduz significativamente a quilometragem rodada pelos veículos durante o mês. Como boa parte dos custos das entregas variam proporcionalmente com a quilometragem rodada, os custos baixam na mesma proporção. Outro efeito que se percebe é a utilização de menos veículos para uma demanda equivalente ou a redução do tempo de entrega para o cliente final.

Por fim, após alguns poucos meses de automatização da roteirização um outro efeito interessante surge: o aumento da eficiência comercial. Os clientes se tornam mais fiéis e até pagam - um pouco - mais caro para terem o seu serviço. Isto tem uma explicação simples: a melhoria do nível de serviço das suas entregas permite que seu cliente final trabalhe com estoques mais baixos e reposições mais freqûêntes, ou seja, o seu cliente final aumenta sua eficiência operacional. Não é isto que todos os empresários estão buscando?

Sobre o Autor

Emílio Saad Neto

CEO Fusiontrak - 15 anos atuando no mercado atacadista distribuidor focado na gestão da logística e entregas.

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